O programa #UmaMãoLavaOutra da Habitat para Humanidade, prevê a instalação de lavatórios comunitários, em todo o Brasil, através de soluções com acionamento seguro de água ligada à rede de abastecimento (pública ou através de parceiros locais) com sabão para higienização das mãos para os moradores e consumo.

O negócio de reformas para baixa renda Arquitetas Nômades projetou essa solução com pneu sucata, rodas de carro, tubos, e conexões de aço reciclado. 

O Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras acredita que juntos temos o poder de transformar vidas, dessa forma percebemos a importância desse projeto e a grande necessidade de  proporcionar para a comunidade melhores condições sanitárias,  a fim de que a população local possa seguir as principais recomendações e assim, diminuir a disseminação do Coronavírus. Para tanto, o ESF – Núcleo Lavras acompanhou todas as instalações.

Por meio dessa parceria, e com o apoio das Prefeituras de Lavras-MG e Ijaci-MG na disponibilização dos locais, foi possível realizar a instalação de 4 ecopias, sendo duas na cidade de Lavras e duas na cidade de Ijaci.